estudante
DEPARTAMENTO DE AGRÁRIAS E EXATAS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DISCIPLINA: REDAÇÃO TECNICA
DOCENTE: DAMACENO
DICENTE: DIOGENES DAMARSIO
A IMPORTANCIA DO FEIJÃO PARA O SEMIARIDO
CATOLÉ DO ROCHA-PB
2011
Introdução
O feijão é uma cultura de grande importância para o Brasil por se constituir em alimento básico das populações rural e urbana, promovendo-lhes em relação ao total de alimentos consumidos com cerca de 20% de proteínas que é de fundamental importância pera construção e defesa de nosso corpo.
A importância do feijão para o semiárido
O Ceará é o maior produtor brasileiro de feijão- de-corda, com volume de 20% da produção total do país, representando 95% da produção estadual de feijão, com consumo médio estimado de 15,9kg/habitante/ano.
O feijão embora seja um produto básico na alimentação nacional, é desvalorizado comercialmente. Ele é produzido por técnicas agrícolas tradicionais, normalmente em pequenas propriedades. Esperamos de modo significativo, a produtividade dessa cultura no Brasil.
Os maiores produtores nacionais de feijão são: Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.
Clima
O feijão desenvolve-se bem em clima tropical, tanto no clima seco do nordeste, como no clima úmido do norte. Sua faixa de cultivo situa-se entre 5 graus de latitude norte e a 18 graus de latitude sul.
A temperatura ideal para seu cultivo esta entre 20 e 34°c, suportando altitudes que variam desde o nível do mar até 600 metros acima dele.
Precipitação de chuvas entre 300 a 500 mm, durante o ciclo da cultura é suficientes para o desenvolvimento desta espécie.
Solos
Solos planos, de textura media (franco-arenosos), de boa profundidade efetiva e fertilidade, bem drenados e faixas de pH acima de 5,5 são característicos edáficas exigidas por esta cultura.
No Ceará, o cultivo do feijão constitui atividades agrícola tradicionais, tendo grande importância