Estudante
Livros
Esquizofrenia: dois enfoques complementares
Projeto Fênix – Associação Pró-Saúde Mental. 1999. São Paulo:
Lemos Editorial & Gráficos. 69 páginas. ISBN 85-7450-020-8
A esquizofrenia ainda gera muitas dúvidas, angústias e preconceitos em seus portadores, familiares, amigos e em toda a sociedade. Mesmo profissionais da área de saúde mental sentem-se freqüentemente impactar frente a um diagnóstico de esquizofrenia, devido a sua evolução, tantas vezes de difícil manejo, e às implicações decorrentes de sua freqüente cronicidade.
Esse livro inaugura a Série Psicopedagógica do Projeto Fênix, que pretende publicar literatura sobre doenças mentais em uma linguagem acessível ao público leigo, utilizando informações científicas atualizadas.
Para aqueles que ainda não conhecem, o Projeto Fênix é uma entidade civil sem fins lucrativos, dirigida por portadores de doenças mentais e seus familiares. Tem como objetivo defender os direitos dos portadores de doenças mentais e buscar facilitar a recuperação e ressocialização dos mesmos por meio do fomento de grupos de auto-ajuda. Além disso, procura promover a atualização da comunidade pela divulgação de informações científicas sobre as doenças mentais.
Os “dois enfoques complementares”, citados no título do livro, são de psiquiatras com larga experiência no campo da esquizofrenia e do diretor presidente do Projeto Fênix. Reúne, portanto, dois pontos de vista de fato complementares: o daqueles que se dedicam a estudar e tratar a esquizofrenia, e o daqueles que convivem com ela. Inicialmente os dois médicos abordam informações gerais bastante completas sobre o que é doença, seus sintomas, diagnóstico, causas e evolução, passando ainda por diagnósticos diferenciais, complicações e sinais de recaída. Combinando dados científicos com exemplos, fornecem informações fundamentais para a melhor compreensão do quadro. Os principais sintomas, por exemplo, são descritos um a um em