Estudante
Aprender a manusear o bico de Bunsen;
Observar e criticar a diferente emissão de luz, por parte das amostras, quando estas são aquecidas no bico de Bunsen;
Concluir sobre a presença de determinados elementos químicos na amostra através da análise da cor emitida durante o aquecimento.
Fundamentos Teóricos
A análise elementar é uma análise qualitativa que nos permite saber sobre a presença ou ausência de determinados elementos químicos na amostra em análise.
Neste trabalho, recorre-se ao aquecimento da amostra no bico de Bunsen, fornecendo-lhe energia de forma a excitar o(s) elemento(s) químico(s) nela presentes. Assim, absorvendo energia, a amostra passa ao estado gasoso e, posteriormente, os átomos presentes passam do estado fundamental para o estado excitado. No entanto, o átomo volta rapidamente ao estado fundamental e nesta transição dos eletrões para menores níveis de energia (desexcitação) dá-se a emissão de radiação eletromagnética. Em muitos casos, a radiação emitida encontra-se na zona da luz visível, podendo ser observada pelo olho humano.
Uma vez que cada elemento tem níveis de energia característicos, a luz emitida na desexcitação dos átomos é diferente de elemento para elemento. A seguinte tabela indica as cores emitidas por alguns elementos químicos quando aquecidos no bico de Bunsen:
Elementos
Cor da luz Emitida
Lítio
Vermelha
Sódio
Amarela
Potássio
Violeta
Estrôncio
Alaranjada
Cobre (III)
Vermelho-carmim
Cálcio
Verde azulado
O teste de chama é muito utilizado para identificar um número reduzido de elementos metálicos que constituem os iões positivos de diversos sais que são compostos iónicos, através da análise da cor que a amostra emite aquando do aquecimento no bico de Bunsen.
Material
1. Bico de Bunsen;
2. Espátula;
3. Cristalizadores;
4. Fósforos;
5. Estilete com ansa de crómio/níquel ou fio de platina.
Reagentes
1. Cloreto de Lítio (LiCl);
2. Cloreto de Sódio