Estudante
MÉTODO DO CAMINHO CRÍTICO (CPM – Critical path method)
Criado em 1957 para ajudar a programar projetos de manutenção em fábricas de produtos químicos, o método do caminho crítico (CPM) se tornou uma importante técnica de planejamento e controle de projetos. Foi elaborado para os projetos com muitas atividades onde a conclusão no prazo é imprescindível. O CPM não é um sistema de programação e controle que é feito uma vez, colocado na prateleira e nunca mais é usado. Ao contrário, o sistema é dinâmico e continua fornecendo à gerência relatórios periódicos à medida que o projeto vai evoluindo.
ETAPAS NA ANÁLISE DO CPM
• Desenhar uma rede CPM. Esse diagrama proporciona uma visão gráfica das atividades incluídas no projeto e a ordem das atividades.
• Dê uma visão geral do projeto analisando os caminhos da rede. Determine a duração de cada caminho (o tempo necessário para concluir cada caminho), identifique o caminho crítico (o caminho mais longo da rede, o caminho que determina o tempo necessário para concluir o projeto) e determine quanto tempo se espera levar para concluir o projeto.
A rede é composta de atividades e eventos de um projeto. Uma atividade é uma tarefa ou uma determinada quantidade de trabalho necessária no projeto, e um evento simplesmente sinaliza o início e o fim de uma atividade. As atividades requerem tempo para serem concluídas; os eventos, não. Exemplo. Atividades e Eventos de um projeto X.
Item
A
B
C
D
E
F
G
H
I
Atividade
Atividade anterior
Elaborar projeto
Construir protótipos
Testar protótipos
Estimar custo dos materiais
Revisar projeto
Demonstrar para o cliente
Estimar custos da mão-de-obra
Preparar proposta técnica
Entregar proposta ao cliente
Duração das atividades
(dias)
20
10
8
11
7
6
12
13
5
A
B
A
C, D
E
D
E
G, H
Desenho da Rede CPM
A
1
B
2
C
3
E
5
D
6
G
4
F
8
H
I
7