estudante
1. Introdução
Por definição bomba é qualquer máquina que fornece energia ao fluido. Pode-se dizer então que bomba é uma máquina geratriz, que transforma o trabalho mecânico que recebe de um motor em energia potencial de pressão, energia cinética e energia térmica. Nas indústrias as bombas tem a finalidade de fornecer energia mecânica a um fluido, para que este possa ser deslocado entre duas posições, vencendo as resistências existentes.
A escolha da bomba adequada para um sistema é influenciada por alguns fatores tais como: a quantidade de líquido que vai ser transportado (vazão) entre dois pontos, a carga contra a qual há de bombear o líquido(perdas de carga primária e secundária), a natureza do líquido, a natureza da fonte de energia, dentre outros.
As bombas podem ser classificadas em: Bombas de deslocamento positivo (alternativas e rotativas), Bombas centrífugas( radias e francis), bombas diafragma, bombas a jato e bombas eletromagnéticas.
Um das principais bombas utilizadas nas indústrias de alimento é a bomba centrífuga, devido ao fato de serem um modelo simples,de pequeno custo inicial, manutenção barata e flexibilidade de aplicação. A bomba centrífuga consiste em uma carcaça fechada, que se comunica com os tubos de aspiração e saída e seu interior é constituído por um rotor dotado de palheta. O produto entre na bomba nas vizinhanças do eixo do rotor propulsor e é lançado para a periferia pela ação centrífuga.Esta bomba é também aquela que a energia fornecida ao fluido é principalmente energia cinética, sendo depois convertida em grande parte em energia de pressão. Nestas bombas a movimentação do fluido é produzida por forças desenvolvidas na massa líquida de um rotor. Este tipo de bomba tem a característica de operarem com altas vazões, pressões moderadas e fluxo contínuo. Elas ainda podem se subdividir em dois tipos, Radia, que são bombas onde a energia cinética tem origem no