Estudante
Estágio: Pneumologia 09/09
O paciente escolhido tem uma traqueostomia, pois teve câncer de laringe.
A sessão de fisioterapia respiratória é realizada fazendo primeiramente uma inalação com soro, onde o inalador é colocado no local da traqueostomia, a fim de umidificar a secreção. Logo depois a estagiaria realizou algumas manobras para a secreção se soltar, e ela pediu para o paciente fazer algumas expirações forçadas para eliminá-las. Depois foi necessário higienizar a traqueostomia, pois estava com muita secreção, quase fechando-a.
Estágio: Desportiva 23/09 Paciente pós-operatório de LCA.
Inicialmente é tratada a cicatriz para que passe por um processo natural de cicatrização sem aderência, dessa forma é importante utilizar laser e fazer massagem transversa suave (tomando cuidado com a abertura dos pontos).
Da mesma forma o laser ortopédico deve ser utilizado para auxiliar na cicatrização do novo tendão posicionado. Para isso o joelho do paciente deve estar em semiflexão (com apoio) permitindo a abertura interarticular. O laser deve ser aplicado na perpendicular.
Devem ser utilizados exercícios de propriocepção leve para recuperar informações proprioceptivas, tomando cuidado para que ocorra pouca descarga de peso. Inicialmente com o paciente sentado, com o pé sobre um balancim. Realizar exercícios de contração isométrica para quadríceps e isquiostibiais (pode ser auxiliado por estimulação elétrica).
Pode ser utilizada a drenagem linfática para diminuição de edema em todo o membro inferior. Também é utilizado o protocolo PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão e elevação). Gelo na face anterior do joelho e do local onde foi retirado o tendão para a reconstrução.