organizações das nações unidas
O conselho reúne comissões da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação), OIT (Organização Internacional do Trabalho), OMS (Organização Mundial da Saúde), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e o Conselho de Direitos Humanos.
Desde a sua criação, o Conselho Econômico e Social sempre foi composto por cinquenta e quatro membros, dentre os quais, dezoito membros são eleitos anualmente para cumprir mandato de três anos, passível de releição. Todos os membros participam das análises e decisões a respeito de assuntos internacionais de caráter econômico, social, cultural, educacioanl, sanitários e assuntos conexos a esses temas.
Cada membro é autorizado a realizar recomendações referentes à promoção do respeito aos direitos humanos e de liberdade comum a todos. Possui a competência de elaborar projetos de convenções a serem submetidos à Assembléia Geral, podendo convocar conferências internacionais sobre o assunto e projeto de seu domínio.
Sobre as ações específicas, poderá abranger a obtenção de relatórios regulares das entidades especializadas, podendo, cada membro do conselho, buscar conhecimentos específicos com os outros membros das ONU para a obter relatório sobre medidas conexas ao seu planejamento e recomendação.
O Conselho Econômico e Social tem a permissão para fornecer informações, em nível de assistência, ao Conselho de Segurança. O Conselho Econômico e Social sempre tem a missão de desempenhar também recomendações da Assembléia Geral e, sob a aprovação da mesma, prestar serviços solicitados pelos membros do Conselho Econômico e Social e de outras entidades da