Estudante
Do ponto de vista dos aspectos naturais, os países mediterrâneos contam com clima e relevo bastante semelhantes, uma vez que estão situados próximo ao Mar Mediterrâneo e em latitudes similares. Os tipos de solo, vegetação e relevo também são muito parecidos.
Atividades econômicas comuns
Em razão dos fatores naturais semelhantes, os países mediterrâneos apresentam pontos comuns em sua estrutura econômica. Os três países são fortes, por exemplo, na produção de têxtil, calçadista e de revestimentos cerâmicos. No que se refere à produção de alimentos, a predominância do relevo montanhoso, gerou dificuldades para a produção e para a circulação interna.
O setor turístico também é uma importante fonte de riqueza. Todo ano, nos meses de verão, milhares de pessoas do norte da Europa viajam para o sul, atraídas por sol e praia. A concentração de turistas nessa estação gera problemas ao meio ambiente, como falta de água e urbanização descontrolada das áreas litorâneas. A sazonalidade da atividade turística provoca o desemprego no setor em mais da metade do ano.
Portugal: industrialização recente
Até muito recentemente, Portugal era produtor de matérias-primas agrícolas. A industrialização do país ocorreu há pouco tempo. Somente nas últimas décadas, com a entrada na União Europeia, a economia portuguesa experimentou um crescimento notável, em especial no setor turístico.
A Espanha e o turismo
Historicamente, a indústria espanhola concentrou-se na Catalunha e no País Basco, com Predomínio dos setores têxtil, siderúrgico, metalúrgico e químico. Nas Astúrias e no norte da Andaluzia, região mineradora, destaca-se a exploração de carvão, ferro e outros minerais. No planalto central da península desenvolvem-se o cultivo de cereais e legumes e a pecuária de ovinos. A região de Valência e o vale do Guadalquivir, na Andaluzia, produzem frutas e hortaliças.
A partir da secunda metade do século XX, Madri tornou-se um importante centro financeiro e