Estudante
1 Objecto
O objecto do trabalho é a teoria da contingência.
2 Objectivo Geral
Apresentar as principais características da teoria da contingência.
3 Introdução
Evidentemente,” a palavra ‘teoria’ é associada a uma tentativa de explicar um fenômeno ou realidade. Uma teoria é uma hipótese não confirmada ou uma especulação da realidade que não está definitivamente confirmada. (HALL et al., 2000). Portanto, uma teoria é um conjunto de conhecimentos que apresentam credibilidade para explicar ou interpretar um fenômeno. A evolução da ciência é caracterizada pela substituição de uma teoria por outra mais apta a explicar um determinado fenômeno: a teoria heliocêntrica substitui a teoria geocêntrica, por exemplo. Também de forma intuitiva, a palavra ‘contingência’ é associada a algo que está fora do controle de uma determinada pessoa ou entidade, ou seja, é um fator que envolve um certo grau de incerteza. No âmbito empresarial, a palavra ‘contingência’ pode ser entendida como uma variável que não pode ser influenciada pela organização. Entretanto, uma contingência influencia a organização.” (MOLINARI, S., GUERREIRO, R.,).
A teoria da Contingência baseia-se nas “teorias de administração, provavelmente a mais divulgada e comentada atualmente e, surgiu quando a maioria das organizações utilizava os princípios da teoria clássica em sua gestão. O enfoque principal desta teoria vem da condição de que “tudo é relativo”, “tudo depende” e, neste contexto, diversos fatores contingenciais surgem e são levados em conta para a tomada de decisões e definição dos rumos das organizações, dentre os quais, pode-se citar como exemplo o ambiente, a tecnologia, o tamanho da organização, a estratégia e o ciclo de vida.
A teoria da Contingência conseguiu aliar pressupostos, tanto da teoria clássica quanto da teoria dos sistemas, mas é claro que também recebeu influências das outras teorias antecedentes. Sua visão sistêmica, com enfoque principal no ambiente externo, mas