Estudante
1. Introdução
Nos últimos anos a técnica de sondagem CSAMT (audiomagnetotelúrico com fonte controlada) ganhou aceitação como uma viável ferramenta de exploração geofísica. A alta qualidade nos dados, boa resolução lateral, relação custo-benefício favorável, e relativa facilidade na interpretação fez do CSAMT uma técnica efetiva para a exploração de energia e investigação tectônica. Infelizmente, o desenvolvimento das técnicas tem sido limitado por uma escassez de informação em aplicações praticas. Porque a maioria das habilidades interpretativas ainda é mantida como propriedades de empresas de exploração. Deste modo, uma análise única e abrangente do método não existe na literatura.
O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma resumo amplo e prático da técnica CSAMT. Especificamente, buscando estabelecer uma compreensão dos fenômenos que estão sendo medidos. Exemplos de campo mostrarão como a tecnologia CSAMT é aplicada a problemas de exploração comuns.
O CSAMT (áudio magnetotelúrico de fonte controlada) é um método que fornece informações da resistividade em subsuperfície. Possui baixo impacto, é uma técnica não intrusiva e têm sido bastante utilizada em exploração mineral, geotermia, hidrocarbonetos e exploração de água subterrânea desde 1978, quando os sistemas de equipamentos do CSAMT se tornaram comercialmente disponíveis.
O método CSAMT envolve a transmissão de um sinal controlado em um conjunto de frequências no solo a partir de uma localização (transmissor local) e os campos elétricos e magnéticos são medidos na área de interesse (receptor local). A relação entre as magnitudes dos campos, ambos horizontais e ortogonais entre si, permitem o calculo da resistividade da Terra (ex. Ex e Hy). ibagem Os valores de resistividade calculados com o CSAMT se relacionam com a geologia. Os principais fatores que afetam a resistividade de uma rocha ou sedimento são: porosidade, fluidos dos poros, e a presença de determinados minerais.