estudante
A célula vegetal é semelhante à célula animal, mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento, inclui vacúolos, parede celular.
OBJETIVO:
Constatar o efeito da diferença de concentração em uma célula vegetal, mas especificamente célula da epiderme de uma cebola.
METODOLOGIA
Material:
Lâmina;
Lamínula;
Água destilada;
Pedaço de uma epiderme de uma cebola;
NaCl à 10%.
Procedimento:
Primeiramente, retiramos um pedaço da epiderme de uma cebola que já se encontrava cortada, após retiramos este pedaço colocamos este em lamina, acrescentamos água destilada e após recobrimos com uma lamínula, e logo após realizamos a sua observação no microscópio, e feito o seu desenho à partir da óptica 40x.
Após retiramos a lamina do microscópio, retiramos a lamínula ,secamos para retirar o excesso de água destilada, após colocamos a solução de NaCl á 10%colocamos novamente a lamínula e realizamos a sua observação no microscópio, e executado seu desenho à partir da óptica 40x.
RESULTADOS
CONSIDERAÇÕES
Ao submeter às células a diferentes tratamentos, ou seja, primeiramente submeter as células da epiderme da cebola a água destilada e após a NaCl á 10%, conseguimos observar que a primeira lamina conseguimos ver só a parede celular e na segunda lamina observamos a parede celular e a membrana celular.
Quando a célula está em meio isotônico, a parede celular não oferece resistência à entrada de água, pois não está sendo distendida, mas como as concentrações de partículas dentro e fora da