Potencia Num Indutor
No indutor ideal nenhuma potência é dissipada, a energia armazenada é igual à quantidade de trabalho necessária para estabelecer o fluxo de corrente através do indutor e consequentemente o campo magnético, podendo ser recuperada. Quando a potência é positiva, significa que o indutor está recebendo energia e armazenando-a na forma de campo magnético, se for negativa, estará devolvendo a energia ao circuito. Sua formula é dada por:
onde E é a energia armazenada medida em joules (J) onde I é a corrente que circula pelo indutor em ámper (A). onde L é indutância du indutor em Henries (H).
onde P é a Potência medida em (w) onde V é a tensão média que circula pelo indutor em volts (v). onde I é corrente média do indutor em ámper (I).
Circuito Puramente Resistivo.
Um circuito é denominado puramente resistivo quando composto apenas por resistores (sem resistência hômica) ou um circuito RLC onde a reatância capacitiva e a reatância indutiva se anulam, ou seja, são iguais, XL = Xc.
A reatância indutiva é o componente positivo imaginário da impedância.
A impedância complexa de um indutor é dada por:
Onde j é a unidade imaginária
A Potência Ativa é a capacidade do circuito de produzir trabalho em um determinado período de tempo. Devido aos elementos reativos da carga, a potência aparente, que é o produto da tensão pela corrente do circuito, será igual ou menor do que a potência ativa. A potência reativa é a medida da energia armazenada que é devolvida para a fonte durante cada ciclo de corrente alternada. É a energia que é utilizada para produzir os campos elétrico e magnético necessários para o funcionamento de certos tipos de cargas como, por exemplo, retificadores industriais e motores elétricos. O fluxo de potência em circuitos de corrente alternada tem três componentes:
Potência ativa (P), medida em watts(W)
Potência aparente (S ou N), medida em volt-ampères (VA)
Potência reativa (Q), medida em var,(var)