estudante
Capítulo I – As Regras do Método Sociológico
1. O que é um fato social? (p.1-14)
• Um indivíduo, quando nasce em uma comunidade ou sociedade, deve se acostumar com todos os costumes, crenças e comportamentos já impostos de forma imperativa, pois aquela cultura estava presente antes da existência daquele indivíduo. Durkheim analisa todos esse fatores que levam o ser a se moldar ao meio onde vive, construindo aos poucos o comportamento definitivo daquele ser. “Aliás, pode-se confirmar por uma experiência característica essa definição do fato social: basta observar a maneira como são educadas as crianças. Quando se observam os fatos tais como sempre foram, salta aos olhos que toda educação consiste num esforço continuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente.” (p. 6).
• Outra visão de Durkheim, é que os indivíduos são obrigados a controlar seus impulsos e vontades individuais desde o nascimento, uma vez que se analisa todo o grupo ou sociedade e não apenas o ser isolado. Fato esse essencial para convivência , mesmo que com alguns conflitos, coletiva.O que é um fato social?
Segundo Lea, Emile Durkheim diz que “temos de considerar fatos sociais como coisas.” Segundo ele, um fato social é o conjunto de ações, pensamentos e sentimentos exteriores do indivíduo impostos ao indivíduo pela sociedade. Um fato social existe fora da consciência individual, o que não significa que não estamos cientes disso. A ordem social é imposta ao indivíduo. Pode ser que o indivíduo não viva bem, mas o poder de coerção está presente (pressão sanção, social).
Emile Durkheim estabelece uma ligação entre fato social e educação dos filhos. Na verdade, a criança não vê dessa forma, mas a criança internaliza modelos que a sociedade impõe. Por exemplo, a criança integra os modelos culturais das sociedades. Os indivíduos são livres