estudante
O início da história da rádio foi com Michael Faraday, grande sábio inglês que descobriu em 1831 a indução magnética. Outro personagem que marcou a história das comunicações dada pelo professor alemão Henrich Rudolph Hertz que comprovou na prática em 1890 a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de “Ondas de Rádio”. Hertz demonstrou com essa experiência que as ondas eletromagnéticas têm a mesma velocidade que as ondas de luz. Em sua homenagem, as ondas de rádio passam a ser chamadas de “Ondas Hertzianas”, usando-se também o “Hertz” como unidade de frequência.
O primeiro mundo reconhece o cientista Guglielmo Marconi como o criador do rádio. Marconi realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de 2 km. Em 1896 Guglielmo adquiriu a patente da invenção do rádio, enquanto Landell só conseguiria obter para si a patente no ano de 1900.
Em 1893, Roberto Landell de Moura testa a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio. E então, a Marinha Brasileira realizou, em 1º de março de 1905, testes de mensagens telegráficas no encouraçado Aquidaban.
Foi realizada pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1922, a primeira transmissão oficial de radiodifusão na praia Vermelha no Rio de Janeiro, com o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.
No dia 20 de abril de 1923 é fundada a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje denominada Rádio MEC, criada para atuar sem fins comerciais. E só em 1933 a Sociedade Rádio Educadora de Campinas (hoje, Rádio Bandeirantes AM) abre espaço para o jornalismo.
Em 1936 É fundada a brasileira Rádio Nacional do Rio de Janeiro, ela se tornaria um marco na história do rádio com seus programas de auditório, suas comédias e rádio novelas. Entre o final dos anos 30 e a primeira metade dos anos 50 a Nacional foi uma das líderes de