Estudante
YASMIN BEHRMANN PEREIRA
QUESTÃO SOBRE O FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL”
ITABUNA – BAHIA
2013
YASMIN BEHRMANN PEREIRA
QUESTÃO SOBRE O FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL”
Atividade apresentada a Professora Laysa Viana como crédito parcial do primeiro bimestre na disciplina Psicologia escolar do quinto semestre de Psicologia.
ITABUNA - BAHIA
2013
A presença de um psicólogo escolar poderia minimizar o sofrimento causado em Ishaan Comente esta hipótese com base na atuação profissional.
A situação escolar e familiar de Ishaan não era satisfatória, o garoto levava consigo limitações que não eram identificadas. Esteve sempre rotulado como desinteressado nos estudos e indisciplinado em suas atividades. Se tratando deste garoto em especial, o que poderia minimizar esse sofrimento seria um olhar diferenciado e investigativo acerca de seu comportamento, apoio em seu desenvolvimento, promoção de um instrumental adequado, dentre outros atributos que competem ao psicólogo escolar.
O fato de Ishaan ter sido levado para um colégio interno é algo que poderia ter sido evitado se houvesse o psicólogo escolar na instituição onde ele estudava. Pois seria notado o insucesso nas tarefas, a falta de atenção, dificuldade na leitura e escrita, suas dificuldades em geral. Provavelmente, este psicólogo encaminharia Ishaan para algum profissional especializado neste tipo de déficit de aprendizagem, que neste caso é a dislexia.
Além do tratamento diferenciado com Ishaan, a atuação do psicólogo escolar poderia ser paralela à intervenção no ambiente familiar. Deste modo, abriria uma ponte entre escola e família, fazendo com que ambos contribuam no processo de descoberta e tratamento das limitações do garoto.
É válido ressaltar que o novo professor de artes foi extremamente importante. Diante de tudo, é possível dizer que o