estudante
Química Ambiental
Tema: Como a química pode ajudar a minimizar a poluição/impacto ambiental?
Professora: Juacyara Carbonelli Campos
Nome: Nathalia Flinkas de Argollo Bastos
DRE: 10070511
Data: 31/03/2011
A química é a ciência que estuda diferentes reações e produtos químicos. A sua importância é cada vez mais crescente para o meio ambiente, pois ela se propõe a em encontrar soluções para o paradigma entre a necessidade de consumo dos recursos naturais e sua preservação. Entre alguns exemplos da atuação da química pode-se citar a produção de produtos biodegradáveis, reciclagem de resíduos, tratamento de esgotos e outros. Cada vez mais o preço da gasolina, diesel e derivados de petróleo tende a subir. A cada ano o consumo aumenta e as reservas diminuem. Além disso, a queima do óleo diesel de petróleo libera gases poluentes na atmosfera como o monóxido de carbono e o enxofre.
Assim, um novo tipo de combustível foi desenvolvido pela química: o biodiesel, combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. Ele pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação.
A transesterificação é processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química.
O biodiesel pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
Ele substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de