Estudante
Palmas – TO
MEDIÇÃO DE VAZÃO
Relatório apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, para fins de avaliação parcial na disciplina de Fenômenos dos Transportes, sob a orientação do professor Carlos Spartacus.
Palmas – TO
Índice
1.INTRODUÇÃO 4
2.OBJETIVO 5
3.EQUIPAMENTOS 6
4.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
5.CÁLCULOS 7
5.1-CÁLCULO DA VAZÃO ATRAVÉS DE VERTEDORES 7
5.1.1-Vertedor Retangular 7
5.1.2-Vertedor Triangular 7
6.RESULTADOS OBTIDOS 7
7.CONCLUSÕES 10
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
ANEXO – FOTO VERTEDOR RETANGULAR 12
ANEXO – FOTO VERTEDOR TRIANGULAR 12
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de apresentar, sucintamente, o método de obtenção e cálculo de vazão para uma seção transversal a um canal fluvial.
Desde há muitos séculos o homem tem necessidade de medir o comportamento físico de um corpo d’água em movimento ou em repouso. Para resolver esta necessidade, desenvolveu técnicas e equipamentos que permitem registrar a velocidade, a pressão, a temperatura e a vazão de um corpo d’água.
Uma das variáveis mais importantes é o cálculo de vazão, devido que através deste se pode quantificar o consumo, se avaliar a disponibilidade dos recursos hídricos e se planificar a respectiva gestão da bacia hidrográfica.
A vazão é conceituada como sendo o volume de água que passa por uma determinada seção, de um rio ou canal, num determinado intervalo de tempo.
A medida de vazão em um curso d’água é efetuada, normalmente, de forma indireta a partir da medida de velocidade ou de nível.
2. OBJETIVO
O presente trabalho propõe de uma maneira simplificada e fácil, a metodologia a ser empregada na obtenção dos dados de