estudante
1) João alugou um carro do estacionamento “Estacione Tranquilo”. Pagando por alugueldiário o valor de R$ 200,00. No segundo dia do aluguel, João distraidamente passoupelo sinal vermelho invadindo a preferencial de um cruzamento na cidade de SãoPaulo, colidindo com o veículo que estava passando na avenida principal. Aseguradora recusou-se a pagar pelos danos alegando culpa exclusiva de João, já queeste fora totalmente imprudente e não observou a sinalização. Diante dessa situação,como você julgaria o caso? Fundamentar sua resposta
Trata-se de Ação de Reparação de Danos causados a veiculo locado, onde a seguradora se recusa em reparar o dano no veiculo locado por João .A presente ação disrespeto a contrato celebrado entre a "Estacione tranquilo " e João onde o locatario se obriga em caso de dano a pagar a franquia no valo X e como tambem arcar com as diarias referente ao tempo em que o veiculo ficar inoperante, não procede por parte da seguradora o nao cumprimento de sua parte no contrato pois o mesmo não diz nas suas entre linhas que o contratante hora locador é responsavel pelo conserto total do veiculo se ele for o causador do acidente. Conforme julgado pelo Tribunal de Justiça do Parana/AC 270688-9 "apenas a comprovação clara e inequivoca da má-fé afasta a presunção da boa-fé e justifica a recusa da seguradora em ressarcir os danos ocasinados em virtude de acidente de carro" Relator: Fabio Haick Dalla Vecchia. Diante dos fatos condeno a seguradora a arcar com todas as dispesas relativas aos consertos dos veiculos, uma vez que o contrato abrangia contra terceiro e dano do veiculo contratado da locadora.
2)Hélio contratou seguro de vida, tendo preenchido previamente um questionário deriscos. Sabendo de sua doença, Hélio omitiu essa doença com medo de não conseguircelebrar o contrato com a seguradora e deixar sua esposa Marta desamparada.Passados alguns meses, sua doença evolui drasticamente, e Hélio faleceu.