estudante
1. O sistema digestivo tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo. Ele é a porta de entrada de substância nutritivas ao organismo. Por todo o trato digestivo os alimentos são digeridos, de acordo com suas propriedades químicas.
2. Movimentos peristálticos são movimentos involuntários de certos órgãos, como a mão, intestino, etc. São responsáveis pela circulação sanguínea, e por empurrar o alimento ao longo do tubo digestivo, para que ocorra sua digestão ao nível devido.
3. A principal função da saliva é a umidificação e a lubrificação da mucosa orofaríngea (impedindo o seu ressecamento) e dos alimentos, o que facilita a mastigação e a transformação do bolo alimentar a ser deglutido.
4. Atua na digestão de gorduras determinados microrganismos para evitar a putrefação de alguns alimentos e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino. O fígado produz a bile, que passa pelos canais hepáticos e chega à vesícula biliar onde é armazenada.
5. O pâncreas, é um órgão que desempenha um importante papel na digestão da comida, também produz a insulina, o principal químico no corpo responsável pelo equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, o pâncreas também produz químicos chamados enzimas. Estas são essenciais à digestão dos alimentos, pois os quebram em partículas bem pequenas, o que facilita a absorção pelo organismo.
6. Pão inicia-se na boca, a do bife, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile que facilita a digestão das gorduras da manteiga.
7. Dentro da boca, os alimentos são triturados pelos dentes, umedecidos pela saliva e misturados pela língua, formando o bolo alimentar. A língua empurra os alimentos, que passam pela faringe e caem no esôfago. O esôfago conduz os alimentos para o estômago, através de contrações, chamadas de movimentos peristálticos. No estômago, os alimentos ficam por mais ou menos duas horas, transformam-se em uma pasta