estudante
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA – CCBN CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
COMPONENTES
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO: Morfologia interna e externa de Annelida – Oligochaeta
RIO BRANCO – AC
2013
COMPONENTES
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO: Morfologia interna e externa de Annelida – Oligochaeta
Trabalho apresentado à disciplina de Zoologia dos Metazoários I da Universidade Federal do Acre – UFAC.
Profº.
RIO BRANCO – AC 2013
INTRODUÇÃO
As minhocas são vermes do Filo Annelida pertencentes á Classe Oligochaeta e recebe esse nome devido à presença reduzida de cerdas que emergem diretamente do corpo. São vermes decompositores e hermafroditas que vivem em galerias subterrâneas, onde no período mais chuvoso se encontram mais próximos à superfície e no período mais seco suas galerias podem alcançar alguns metros de espessura. Esses organismos são em sua maioria saprófitos e detritivos, contudo há espécies predadoras, tendo um papel biológico extremamente importante, já que na busca por alimento reviram o solo e, consequentemente acabam por areá-lo, assim como suas galerias exercem a função de drenagem de água. Outro papel importante desempenhado pelas minhocas é produção de húmus, o afloramento de potássio e fósforo oriundos do subsolo e, a adição de compostos nitrogenados gerado pelo seu metabolismo.
Atualmente a criação de minhocas em minhocarias, com função de gerar húmus a partir de matéria orgânica, tornou-se algo lucratório já que exige pouco investimento e manejo onde o produto gerado húmus de ótima qualidade e altamente disputado no mercado da agricultura e jardinagem, chegando muitas vezes á formar listas de espera.
OBJETIVO
Dissecção de espécimes viva da Classe Oligachaeta (minhocas), popularmente conhecidas como minhocuçu, com a finalidade de observar e descrever as estruturas externas e internas da