Estudante
Para trabalhar na Escola Municipal Dom Bosco será elaborado um programa contendo palestras, técnicas grupais e lúdicas para integração e conscientização dos alunos da escola.
A Palestra de Integração será a abertura do projeto; nela será explicado o objetivo dos encontros, os temas a serem tratados. Contando com a presença dos alunos e seus pais/responsáveis, além do corpo docente e administrativo da escola. Dúvidas poderão ser esclarecidas neste momento.
Iniciando com a apresentação de todos (aos alunos: nome e série, aos pais/responsáveis: nome e informar qual(is) aluno(s) está acompanhando, aos empregados da escola: nome e função), para que todos tomem conhecimento de quem é quem, seguido de um momento espaço para o grupo se expressar, dizendo suas expectativas com o programa.
Será realizada uma apresentação de teatro sobre gênero e bullying, onde dois personagens sofrem discriminação por suas orientações sexuais.
Primeiro Encontro: Iremos trabalhar com o grupo GOSA - Grupo de Orientação a Sexualidade e Afetividade. Nele iremos discutir e informar os participantes sobre todas as questões de gênero e orientação sexual.
Primeira Técnica (Segundo Encontro): O Que me diz a imagem?
Dividindo o grupo em subgrupos, entregaremos envelopes com imagens de situações diversas, envolvendo pessoas com aparência ambígua do ponto de vista sexual e de casais, e após cada grupo discutir sobre elas, abriremos espaço para discussões e reflexões.
Segunda Técnica (Terceiro Encontro): O que e preconceito?
Dividiremos os grupos entre pais/responsáveis, corpo docente e alunos. Será entregue novamente imagens em envelopes e os grupos terão de organizar as imagens em dois cartezes: um indicando situações corretas (moralmente corretas) e outro com atitudes desviantes/preconceituosas. O objetivo é comparar os valores de cada grupo e identificar os pontos de divergência entre eles e buscar uma harmonia para diluir as contradições.
Quarto Encontro: Reflexão sobre o