Clonagem
Introdução:
Neste trabalho iremos falar sobre clonagem, quais os tipos, qual a técnica utilizada e quais são os benefícios e malefícios que a clonagem pode trazer para os seres humanos.
A palavra clone provem do grego, e significa “broto” , esta palavra é utilizada para designar um conjunto de indivíduos que deram origem a outros por reprodução assexuada.
A palavra clonagem foi usada primeiramente na botânica, com a produção de clones de plantas, mas esta palavra ficou mundialmente conhecida com a clonagem da ovelha Dolly.
Queremos apresentar tantos os prós e os contras da clonagem, para podermos ver as melhorias que isso pode originar ou não.
Clonagem:
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. Por um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo. Em 1903 o botânico Herbert J. Webber criou o termo clonagem. Mas ela ficou mundialmente conhecida com a clonagem da ovelha Dolly, que nasceu dia 5 de julho de 1996, feita pelo cientista escocês Ian Wilmut. Em 2001 um médico italiano, chamado Severino Antinori teve a intenção de clonar num ser humano, o que causou grande agito na sociedade cientifica. Outros cientistas até anunciaram que havia clonado um ser humano, porem esses fatos nunca foram provados.
A clonagem é dividida em quatro tipos:
Clonagem Reprodutiva: A clonagem reprodutiva se refere à produção se seres vivos geneticamente idênticos, ou seja, produção cópias idênticas de seres vivos, sejam eles animais, vegetais ou humanos. Neste processo, normalmente o núcleo de uma célula reprodutiva é retirado e esta recebe uma célula somática (Células somáticas são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução), que irá se fundir e se dividir, comportando-se como um embrião normal.
Clonagem Induzida: A clonagem induzida é usada na engenharia genética, é desencadeada pelo homem,