estudante
1. As enzimas transaminases são responsáveis pela transferência de grupamentos aminos. Desta forma, os grupamentos aminos do excesso de aminoácidos proveniente de uma dieta rica em proteína podem ser transferidos para aminoácidos que podem ser desaminados.
As desaminases fazem a retirada do grupamento amônia com perda de hidrogênio.
A reação de formação do carbamoil-fosfato é uma reação altamente energética do ciclo da uréia, ireeversível, ponto de regulação da via.
2. Aminoácidos cetogênicos são aqueles cujo esqueleto carbônico dá origem a acetil-CoA e acetoacetato que podem ser degradados para gerar energia ou formar corpos cetônicos. Ex.: fenilalanina e leucina.
Aminoácidos glicogênicos são aqueles cujos esqueletos carbônicos são origem a intermadiários do ciclo de Krebs ou a piruvato. Ex.: aspartato e alanina.
3. A enzima chave da 1ª etapa da degradação de glicogênio é a glicogênio-fosforilase. E glucagon é liberado. A cascata de sinalização começa sempre com a ligação de um hormônio glucagon ou adrenalina, os receptores na superfície da célula são diferentes, mas as reações intracelulares são iguais, a simples ligação do hormônio no receptor fora da célula leva a ativação da proteína g dentro da célula e a ativação da proteina G leva a fosforilação de enzima de degradação do glicogenio nos dois casos (glucagon e adrenalina, o efeito é o mesmo.).
4. A cada 1 insaturação no ácido graxo, são produzidos 2 ATPs a menos. Isso porque há 1 FADH2 a menos pela etapa da desidrogenação não acontecer.
5. A insulina é liberada quando o indivíduo está bem alimentado (hiperglicemia), ativando a síntese de lipídeos.A proteína fosfatase desfosforila a enzima de síntese (acetil-CoA carboxilase) ativando-a. O glucagon, em situação de jejum (fome), ativa a degradação de lipídeos e, fosforila enzima de síntese, inibindo-a.
6. No músculo, a insulina ativa a síntese de glicogênio quando a proteína fosfatase desfosforila a glicogênio-sintase. O