teoria psicanalistica
Sigmund Freud e Melanie Klein
TEORIA PSICANALÍTICA
O fundador desta teoria é Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Freud ousou colocar os processos misteriosos do psiquismo, suas regiões obscuras, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos. A investigação sistemática desses problemas levou Freud à criação da Psicanálise.
O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Enquanto teoria caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. Para Freud o homem não é apenas um ser racional, há impulsos irracionais que influenciam. Estes impulsos irracionais se manifestam através do INCONSCIENTE.
Inconsciente
É a parte maior de nossa psique, não é uma coisa embutida no fundo da cabeça dos homens e nem um lugar, e sim uma energia e uma lógica em tudo oposta à lógica da consciência que é a parte menor e mais frágil da nossa estrutura mental. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou de resistência, e chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma da doença. A primeira teoria é sobre a estrutura do nosso aparelho psíquico, Freud apresenta sua primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. E essa teoria refere-se a três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
O inconsciente – exprime o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência. É constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas