Estudante
A Titulação ácido-base é um processo onde um ácido reage com um abase para atingir o ponto de equivalência (momento em que o titulado reagiu completamente com o titulante). A medida que o tutulante é adicionado ao titulado, o pH (acidez) da solução titulante+titulado vai variar, sendo possível a construção de um gráfico dessa variação, que terá o nome de "curva de titulação". O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado. Geralmente, para se realizar esse processo de titulação, usa-se um frasco de erlenmeyer (contendo em seu interior o titulado, água e um indicador ácido/base) e uma bureta, onde está contido o titulante. A Titulação pode ser usada para determinar: acidez do leite; teor do ácido acético do vinagre; teores de certos minerais (Cálcio, por exemplo); a real concentração de uma solução e ainda para padronizar uma solução.
Titulação ácido fraco/base forte
Neste tipo de titulação, o ponto de equivalência se dá em um pH superior a 7, devido à hidrólise (reação química de quebra de uma molécula por água) do ânion do ácido fraco, que é uma hidrólise que origina íons OH–. Titulação ácido forte/base fraca
Neste tipo de titulação, o ponto de equivalência se dá em um pH inferior a 7, devido à hidrólise do cátion resultante ser ácida. Como a base é fraca, o seu ácido conjugado será forte, que facilmente reagirá com a água, formando ions H3O+.
Titulação Base fraca/Ácido fraco
Neste caso, tanto o ácido quanto a base geram bases e ácidos conjugados fortes. A hidrólise de ambos leva a neutralização.
RESPOSTA DA CONCLUSÃO DO EXPERIMENTO
Ao realizar uma titulação ácido-base utilizando os compostos químicos HCl e NaOH, chegamos ao ponto de equivalência, evidenciado pela mudança da substância do incolor para o rosa claro, indicando que o titulado, no caso o HCl, reagiu completamente com o titulante. Junto ao titulado, localizado no tubo de erlenmeyer,