Estudando
DEFINIÇÃO E CONCEITO
O fluxograma é uma ferramenta de uso universal e constantemente aplicada nas organizações e seus métodos. Ele representa com racionalidade, lógica, clareza e síntese rotinas ou procedimentos em que estejam envolvidos documentos, informações recebidas, processadas e emitidas, bem como seus respectivos responsáveis e/ou unidades organizacionais.
Fluxograma é um método gráfico que facilita a análise de dados, informações e sistemas completos, e que possui alto grau de detalhamento, pondo em evidência os inúmeros fatores que intervêm num processo qualquer. (Simcsik, 2001).
Fluxograma é a representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo. (Oliveira, 1997).
O fluxograma, por meio de símbolos convencionais, representa de forma dinâmica o fluxo ou a seqüência normal de trabalho.
O fluxograma mostra como se faz o trabalho e penetra em problemas cuja solução interessa, diretamente, ao exercício de uma administração racional. Mostrando a circulação de papéis e formulários entre as diversas unidades organizacionais da empresa ou entre pessoas, ele é usado para a pesquisa de falhas na distribuição de cargos e funções nas relações funcionais, na delegação de autoridade, na atribuição de responsabilidade e em outros aspectos do funcionamento do processo administrativo.
PARA QUE SERVE O FLUXOGRAMA?
O fluxograma, ou flow-chart, é conhecido com os nomes de carta de fluxo de processo, gráfico de seqüência, gráfico de processamento etc.
O fluxograma objetiva, entre outros, os seguintes aspectos principais:
o padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos; o maior rapidez na descrição dos métodos administrativos; o facilitar a leitura e o entendimento; o facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes; o maior flexibilidade; e o melhor grau de análise.