Estudando luiz antonio gasparetto
Olha a gente tem uma mania horrível de pensar que tudo que padre, pastor, presidente da casa espírita, pai e mãe de santo fala é para ser seguido. Temos um hábito de usar bengala. Não confiamos em nós mesmos e temos que ter a opinião de uma pessoa que julgamos ser superior, dono da verdade e mesmo que certos conselhos vá contra o nosso espírito, nós fazemos, porque? Porque temos medo de errar e se fizermos o que aquele que confiamos mandou e der merda, poderemos abrir a boca e dizer “Foi feita a vontade de Deus, ele quem quis assim”. Ver né? A jogada que o Gaspa passa é... estudar e estudar, mas sempre questionando e o melhor meio de saber se aquilo é bom para nós ou não é sentir no espírito. Outra coisa, nem nossos pais sabem o que é melhor para nós, porque eles estão dentro deles. Simples assim. (o texto em itálico é de minha autoria, trata-se de uma interpretação livre dos ensinamentos de Luiz Gasparetto).
Nós não estamos presos senão pela nossa ignorância, porque quando aprendemos nos libertamos. O conhecimento é a luz do espírito. Tudo é aprendível.
Bom... a ignorância no meu modo de ver não tem tanto muito a ver com inteligência não, tem a ver com preguiça. Sabe porque? Porque o povo tem uma preguiça medonha de pensar, de estudar. O Gaspa diz que devemos ponderar até mesmo o que os espíritos nos dizem. Um exemplo: um espírito te diz “O conhecimento é a luz do espírito”. Aí você com cara de paisagem diz: “Mas como assim? Não entendi!” O espírito ainda na boa vontade diz que é preciso pensar, estudar... e você? Ah você pede para ele marcar com um xizinho quais as