Estruturação do parágrafo
I. CONCEITO
O parágrafo é uma estrutura superior à frase, que desenvolve, eficazmente, uma única ideia-núcleo. Ele consta, normalmente, sobretudo na dissertação e na descrição, de duas e, às vezes, de três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. A introdução é geralmente constituída de um ou dos períodos curtos iniciais, onde se expressa a ideia principal. É denominada por Othon Moacir Garcia de tópico frasal. Antônio Suárez de Abreu prefere chamá-la de tópico de parágrafo.
II. ESTRUTURA DO PARÁGRAFO
Muito comum nos textos de natureza dissertativa, que trabalham com ideias e exigem maior rigor e objetividade na composição, o parágrafo-padrão, como é normalmente conhecido, apresenta a seguinte estrutura: 1) introdução: também denominada tópico frasal, é constituída de uma ou duas frases curtas, que expressam, de maneira sintética, a ideia principal do parágrafo, definindo seu objetivo; 2) desenvolvimento: corresponde a uma ampliação do tópico frasal, com apresentação de ideias secundárias que o fundamentam ou esclarecem; 3) conclusão: nem sempre presente, especialmente nos parágrafos mais curtos e simples, a conclusão retoma a ideia central, levando em consideração os diversos aspectos selecionados no desenvolvimento.
Exemplo de um parágrafo-padrão:
Até fins da década passada, possuir um tapete oriental no Brasil era privilégio de alguns poucos colecionadores particulares. Com a abertura das importações e consequente diminuição das taxas, a oferta dessas peças aumentou significativamente nos anos 90, provocando uma crescente curiosidade sobre o assunto. Por isso, e também pelo quase total desconhecimento dos consumidores brasileiros sobre a matéria, nos sentimos compelidos a elaborar este trabalho.
(MALTAROLLI, Wagner. O caminho dos tapetes orientais. Rio de Janeiro, RBM, 1994. p. 9)
III. TIPOS DE PARÁGRAFO
1) Parágrafo dissertativo: é estruturado a partir de uma ideia que