Estruturação de Paragrafo
Parágrafo-padrão
O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.
O parágrafo é indicado por um afastamento da margem esquerda da folha. Ele facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as idéias principais de sua composição, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estágios.
O tamanho do parágrafo
Parágrafos curtos
Próprios para textos pequenos, fabricados para leitores iniciantes. Parágrafos médios
Comuns em revistas e livros didáticos destinados a um leitor capaz de construção de conceitos mais complexos.
Parágrafos longos
Em geral, as obras científicas e acadêmicas possuem longas exposições de pensamentos e confrontos de ideias.
Tópico frasal
A ideia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal (também chamado de frase-síntese ou período tópico). Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos.
Exemplos:
Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. Jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e os defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro aplica exercícios, que são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos e que não exigem mais do que é esperado do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência é o fundamental no processo.
Tópico frasal desenvolvido por enumeração.
Exemplo:
A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo;