Estruturas
Departamento de Ciências Ambientais e tecnológicas - DCAT
Disciplina: Mecânicas das Estruturas I Turma: 01
ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS
Mossoró/RN,
Setembro de 2014
1. Estruturas Isostáticas
Estruturas isostáticas são as estruturas em que o número de restrições (reações) é igual ao número de equações da estática (equações de equilíbrio).
2. Viga e Verga
2.1. VIGAS
Vigas são elementos estruturais lineares, formado de diversos materiais, projetados para suportar esforços (cargas) aplicados perpendicularmente a seus eixos longitudinais.
2.2. Vergas
Vergas são reforços estruturais utilizados na construção civil, principalmente em portas, janelas ou aberturas em paredes de alvenaria, para melhorar a distribuição de cargas, ajudando na prevenção do aparecimento de trincas e rachaduras e evitando esforços sobre as esquadrias.
3. Pilar
Pilares são elementos estruturais lineares de eixos retos (elementos de barra), na maioria das vezes dispostos na vertical, onde as forças normais de compressão são preponderantes, cuja principal função é receber os esforços, nos diversos níveis, e conduzi-los até as fundações.
4. CINTAMENTO SUPERIOR E INFERIOR
Cintamento são peças estruturais que trabalham no nível do terreno fazendo o travamento das fundações. Recebem as cargas dos pilares e transmitem as fundações. Também conhecidas como vigas de cintamento que podem funcionar também como um elemento horizontal feito com o bloco canaleta (tem formato "U", pois serve para fazer vigas de cintamento), barras de aço na horizontal e preenchimento com graute (tipo de concreto muito fluido), e têm o objetivo de fazer a amarração horizontal da alvenaria.
5. RADIER
Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Geralmente, o radier é escolhido