estruturas
RENAULT DISTRIBUTION CENTRE
Nome original: Spectrum
Nomeação em 1980
Arquiteto: Foster + Partners
Arquitetos do projeto: David Morley, Ian Simpson, Julia Barfield, Loren Bundas, Mike Stacey, Nic Bailey, Nick Eldridge, Paul Heritage, Paul Jones, Ralph Bola, Roy Fleetwood, Wendy Foster
Cliente: Renault UK Ltd
Quantidade agrimensor: Davis Belfield e Everest
Consultor de acústica: Tim Smith Acoustics
Arquitecto Paisagista: Técnicas Paisagens Ltda
Engenheiro estrutural: Arup
Serviços de engenharia: Arup
Localização - Swindon, Wiltshire – England
Área – 23.650m² Altura: 10 metros
Uso – Industrial e escritório
Custo total: R$ 8.3 Milhões
Descrição do Projeto:
O edifício Spectrum foi utilizado como principal centro de distribuição da Renault no Reino Unido. Além de armazenagem, que inclui uma sala de exposições, escola de formação, oficinas, escritórios e um restaurante pessoal (figura 01). Conta com um bom design estrutural que possibilitou aos planejadores um aumento do seu desenvolvimento local entre 50% a 67%, permitindo uma área de 25.000 metros quadrados. A área está alojada dentro de um único gabinete, apoiada por mastros tubulares coloridos e vigas de aço em forma de arco (figura 02), formando uma silhueta dentro da sua paisagem.
A galeria foi utilizada pela Renault como um local popular para eventos artísticos e sociais, incentivando uma maior participação da comunidade na construção e promovendo a interação pública no espaço.
Cada mastro é envolvido por painéis de vidro, em uma de suas extremida-des ele é intensificado, estreitando um único compartimento. É aberto, o que for-ma um patamar alto e ao lado de uma galeria de altura dupla, que normalmente é utilizada para showroom.
O esqueleto amarelo dá um caráter facilmente identificável e energizante para o projeto, isso acabou criando uma imagem tão memorável que a construção, por si só, entre as instalações da empresa, não tinha necessidade de