estruturas
APRESENTAÇÃO DO SISTEMA
CARACTERÍSTICAS GERAIS
CIRCUSNTÂNCIAS DE UTILIZAÇÃO/ VIABILIDADE
VANTAGENS E DESVANTAGENS
PROCEDIMENTO EXECUTIVO
ETAPAS E PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO
ESTUDO DE UMA OBRA ESPECÍFICA EM CUIABÁ
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo compreender vários aspectos de uma tecnologia construtiva ainda pouco conhecida no Brasil, chamada Steel Frame.
O sistema foi criado em 1883, inicialmente nos Estados Unidos e inserido no Brasil há 10 anos. Sua estrutura é composta por perfil leve de aço no lugar da madeira, sem o emprego de tijolos ou argamassa, o que evita desperdício de materiais e reduz o prazo de entrega.
Inicialmente o grupo procurou levantar a maior quantidade de informações possível sobre o tema, para consolidar os conhecimentos e possibilitar um desenvolvimento prático.
O trabalho foi organizado de duas formas: por meio de pesquisas bibliográficas (abordagem teórica) e de visitas e entrevistas (abordagem prática).
Por se tratar de uma tecnologia não muito difundida, a disponibilidade de projetos em andamento é naturalmente reduzida, fazendo-se necessário uma visita a uma obra específica em Cuiabá. A obra escolhida foi (?), localizado (?). Falamos com (?) que nos orientou sobre o procedimento executivo do sistema.
Além do estudo de caso, que aborda o entendimento prático, o trabalho contém apresentação do sistema, suas vantagens e desvantagens, etapas e processo de construção, exemplos de utilização, além de o final que traz a conclusão e as referencias bibliográficas.
A compreensão dos elementos é crucial para o desenvolvimento de um bom trabalho.
APRESENTAÇÃO DO SISTEMA
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Light Steel Framing (LSF) é um sistema construtivo composto por perfis metálicos de aço galvanizado. São estruturas que não utilizam tijolo ou cimento e os elementos em aço são de baixo peso uma vez que são