estruturas
É a área relacionada ao cálculo e execução de obras civis, abrangendo o dimensionamento de obras tais como edifícios, pontes e demais componentes estruturais.
Terminadas as fundações de uma edificação, pode se dar início ao levantamento da estrutura que é uma espécie de esqueleto da obra.
Tipo de Projetos:
• Estruturas de concreto armado;
• Estruturas de concreto protendido;
• Estruturas metálicas;
Estrutura de concreto pré-moldado;
• Estruturas de madeira;
• Pontes e viadutos;
• Estruturas subterrâneas.
Estrutura de concreto Armado
A estrutura de concreto armado é, certamente, a mais utilizada no Brasil. Basicamente, este tipo de estrutura é composta de barras de aço, chamadas de armaduras, que são inseridas no concreto, formando assim o esqueleto da edificação, composto de pilares, vigas e lajes. Por tanto é importante que seja elaborado um projeto estrutural, devidamente calculado por um profissional habilitado, em função das cargas a que estará submetido o edifício. Elementos das Estruturas de Concreto Armado:
Lajes: Podem ser consideradas elementos estruturais bidimensionais, uma vez que duas de suas dimensões são bem maiores que a terceira (no caso a espessura) e as ações permanentes como peso próprio do piso, revestimento e paredes agem sobre este plano. Nas estruturas, as lajes têm importância preponderante, no consumo de concreto.
Vigas: São os elementos da estrutura que recebem a carga advinda das lajes e de outras vigas e repassam a mesma aos pilares, que por consequência irão transmitir estes esforços para a fundação. Amplamente utilizadas na engenharia, as vigas possuem diferentes formas de seção, denominadas perfis. Os perfis mais utilizados são o perfil “I” e o perfil “L”.
Pilares: O Pilar recebe os esforços da viga e transmite os mesmos para a fundação. Desta forma, é considerada o elemento estrutural de maior potencial dentro do sistema de estruturas.
Montagem da estrutura: Para montar a