Estruturas para telhado
CURITIBANOS, 10/07/2014
ACADÊMICO: RAFAEL FAQUIN
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
PROFESSORA: MESTRE JULIANA PEREIRA SCOSS BOLL
1ª FASE – ARQUITETURA E URBANISMO
ESTRUTURAS DE MADEIRA PARA TELHADOS
Baseado na obra Estruturas de Madeira para Telhados de Antônio Moliterno, pretendo abordar com essa apresentação o que leva a construir um telhado e os diferentes modelos de estruturas (tesouras e trama) tanto residenciais quanto industrial.
Podemos chamar de telhado qualquer tipo de cobertura de uma edificação. Porém, o telhado é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à sua linha horizontal. A função principal do telhado é a mesma que a de qualquer outra cobertura, proteger o espaço interno do edifício e também dar privacidade aos moradores. A inclinação do telhado está diretamente ligada ao tipo de cobertura empregada e a atuação do vento na região procurando atentamente também o melhor modo de escoamento das águas pluviais, impedindo a transmissão de umidade para o interior do imóvel assim evitando grandes transtornos á longo prazo.
Estruturas de telhados não são todas iguais, há variações de tesouras e formas, como as tesouras Howe, Pratt, Fink, Shed, entre outras. A tesoura mais utilizada no Brasil é a Howe, não por ser a de custo mais baixo até porque não é, mas sim, por ter uma estrutura favorável ao material utilizado, que no caso é a madeira. Outra tesoura também construída a base de madeira é a fink, também conhecida como W, ela é pouco utilizada em nosso país, porem nos Estados Unidos é a principal, seu custo é mais econômico e suas características são semelhantes em partes, como nas empenas, mas quando se refere a diagonais e montantes mudam. Podemos até dizer que diagonais e montantes são restritas a seus modelos. Mas o que ser empenas, diagonais e montantes? Empena, nada mais é do que três peças de madeiras cortadas com medidas padrões que depois de