Hip Hop - História, Contexto e Brasil
ORIGEM
O termo hip hop foi criado pelo Dj Lovebug Starski e popularizado pelo DJ Afrika
Bambaataa no ano de 1968.
Foi nos subúrbios de Nova York que, uma união entre o balancear das ancas (hip) e o salto (hop) movimentou comunidades afro-americanas de forma cultural e fomentou a militância racial.
Na maioria dos trabalhos estudados é muito comum encontrar a junção hip hop como movimentar os quadris, e é aqui a tradução que orienta esta pesquisa. O Dj Afrika Bambaataa é fundador da organização Zulu Nation, entidade que invoca a “Paz, União e Diversão” através do hip hop em diversos países do globo. Foi à organização Zulu Nation por intermédio de Áfrika Bambaataa que confere a Cultura Hip Hop a característica de Movimento. Na medida que articulou artistas locais que faziam parte de gangues para superar seus conflitos através das batalhas artísticas, seminários, palestras, para se falar sobre a importância de combater a violência, e da Cultura Hip Hop para as comunidades afro-americanas. Quando, no início da década de 70, o Bambaataa popularizou o termo hip hop, ele ensaiava novos modos de fazer música, e nova forma de pensar a situação dos negros na sociedade norte-americana.
CONTEXTO HISTÓRICO
E SOCIAL
Na década de 60, nos Estados Unidos para os negros foram tempos de batalhas, saques e confrontos com a polícia, incêndios. Porque estes anos foram de agitações políticas. Em 1954 as escolas eram ou para brancos ou para “pessoas de cor”. E os ônibus tinham lugares reservados para brancos e negros, e os negros não podiam sentar nas poltronas dos brancos. Por volta de dez anos, de 1965 a 1975 os estados Unidos sustentaram a Guerra do Vietnã. A proposta que ganhava força entre o povo preto foi chamada de Black Power (Poder Negro), onde com este movimento os negros pediam para resolver os problemas das suas comunidades, sem influência branca.
Os Black Panthers (Panteras Negras) foram muito importantes no contexto histórico em