ESTRUTURA E SUPORTE PRINCIPAL DO TELHADO
A armação do telhado é a parte estrutural, constituída pelas tesouras, cantoneiras, escoras, etc. A trama é o quadriculado constituído de terças, caibros e ripas, que se apoiam sobre a armação e que, por sua vez, servem de apoio às telhas.
Para receber o trama podem ser utilizados vários tipos de estruturas, dependendo do formato desejado para a cobertura. Em geral, ao se utilizar estruturas treliçadas, procura-se evitar momentos secundários posicionando as terças sobre os nós. Ao se utilizar treliças bowstring, deve-se fugir a esta regra, colocando propositadamente as terças entre os nós, para criar um o momento secundário que alivie o momento causado pelo produto da força normal e a excentricidade do banzo superior.
As tesouras são estruturas planas verticais (treliças) projetadas para receber cargas, que atuem paralelamente a seu plano, transmitindo-as aos apoios.O ângulo entre os banzos superior e inferior da tesoura, é conhecido como inclinação do telhado. A relação entre a altura e o vão da tesoura é o ponto.O espaçamento entre as tesouras é limitado pela resistência das terças e geralmente varia entre 2,0 m e 4,0 m.
MADEIRAS MAIS UTILIZADA EM ESTRUTURAS DE TELHADO
Podemos utilizar todas as madeiras de lei para a estrutura de telhado, no entanto a peroba tem sido a madeira mais utilizada.Algumas espécies de madeiras indicadas para a estrutura de telhado (IPT): amendoim, canafístula, guarucaia, jequitibá branco, laranjeira, peroba rosa, Angelim, cabriúva parda, cabriúva vermelha, caovi, coração de negro, cupiuba, faveiro, garapa, guapeva, louro pardo, mandigau, pau cepilho, pau marfim, sucupira amarela louro pardo, mandigau, pau cepilho, anjico preto, guaratã, taiuva.
A cabreúva vermelha, coração de negro, faveiro, anjico preto, guaratã e taiuva têm alta dureza, portanto devemos ter cuidado ao manuseá-las.
As madeiras serradas das toras já são padronizadas em bitolas comerciais. No entanto, existem casos onde o