Estruturas Organizacionais
MECANICISTA:
Uma organização mecanicista tem como principais características: divisão bem definidas das tarefas, funcionários altamente especializados em sua função, centralização do poder decisório, baixa flexibilidade estrutural, e como próprio nome revela, o ciclo produtivo funciona como uma máquina (entenda que os funcionários seriam como as peças dessa máquina e caso uma quebre, o resultado final fica comprometido, a não ser que, alguém externo ao processo conserte ou troque a peça “defeituosa”).
Características Mecanicistas:
Estrutura Burocrática, com normas e regras dirigindo seu funcionamento. Trabalho individualizado;
Interação vertical;
Trabalho rotineiro;
Trabalho braçal;
Decisões centralizadas no topo;
Hierarquia na forma de autoridade;
Dificuldade de adaptação a mudanças no ambiente;
Mentalidade autocrática;
Chefes;
-“Os funcionários seriam como as peças dessa máquina e caso uma quebre, o resultado final fica comprometido, a não ser que, alguém externo ao processo conserte ou troque a peça “defeituosa”.
ORGÂNICA:
Na organização orgânica todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico. Outra característica é o alto grau de flexibilidade e capacidade de dar continuidade ao processo, caso haja perda de um dos membros ou mudanças externas ao processo.
Estrutura Orgânica: adaptáveis, eficientes, flexíveis, descentralizadas; avaliação permanente das competências, da envolvente, da capacidade inovadora, da velocidade de adaptação; à vontade em ambientes instáveis, incertos. Se o ambiente se consolida, a capacidade de adaptação das estruturas orgânicas pode tornar-se dispendiosa e mesmo supérflua. É caracterizada por reduzida diferenciação horizontal.
-“Na organização orgânica todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente