Estruturas Organizacionais
1. ABORDAGEM GERAL
Conceito de estrutura organizacional: Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Djalma, 2002, p. 84. Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Stoner, 1992, p.230.
Funções dos executivos:
O executivo tem a função de organizar toda a empresa para o seu perfeito funcionamento, além disso, três outras funções básicas fazem parte da sua vida. São elas: Planejamento da empresa – objetivos esperados. Direção da empresa – orientação, coordenação, motivação, liderança das atividades. Controle da empresa – acompanhamento, controle, avaliação dos resultados. Organização – ordem nas coisas.
Benefícios de uma estrutura adequada:
Identificação das tarefas necessárias;
Organização das funções e responsabilidades;
Informações, recursos, e feedback aos empregados;
Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos;
Condições motivadoras.
As organizações têm sido estruturadas de acordo com as funções exercidas pelos seus respectivos órgãos e do relacionamento hierárquico e funcional entre eles. E não de acordo com sua estratégia adotadas, o que seria mais correto.
A estrutura é uma consequência da estratégia.
Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional; o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização.
A estruturação dos serviços de uma organização não implica adotar os mesmos critérios de agrupamento de funções para todas as unidades.
A organização mais recomendável para cada organização vai depender de sua realidade (interior e exterior).
A tendência atual são organizações horizontalizadas compostas por órgãos temporários. Ex.: força tarefa.
Toda organização é composta de:
Estrutura
Processos
Resultados
Arquitetura