estruturas organizacionais
Estruturas Organizacionais -Conceitos:
Organizações são entidades SOCIAIS que são dirigidas por METAS, são desenhadas como SISTEMAS de atividades deliberadamente ESTRUTURADAS e COORDENADAS e são ligadas ao AMBIENTE EXTERNO.
Organização como Entidades SOCIAIS – Grupo estruturado de PESSOAS que atuam em conjunto para alcançar OBJETIVOS em comum.
Organização como Função ADMINISTRATIVA – Função do processo de administração responsável pela distribuição de trabalho, recursos e autoridade pelos membros da organização.
Metas – Fim a que se dirigem as ações ou os pensamentos de alguém; Resultados sucessivos a obter na programação de um trabalho. (Michaelis)
Sistema – Conjunto de elementos interativos que recebem entradas do AMBIENTE, transformando-as, e emite saídas para o AMBIENTE EXTERNO.
Ambiente – O meio em que vivemos ou estamos. (Michaelis)
Ambiente Externo – Exterior à organização e inclui: Indústria, Governo, Consumidores, Fornecedores e comunidade Financeira.
Estruturas Organizacionais é o resultado final do processo de organização. Refere-se ao modo como as ATIVIDADES de uma organização são ORDENADAS para possibilitar o alcance dos objetivos. Essa estrutura especifica os PAPÉIS, as RELAÇÕES e os PROCEDIMENTOS ORGANIZACIONAIS que possibilitam uma AÇÃO COORDENADA de seus membros.
Visão sistêmica está relacionada ao entendimento das relações entre as partes de um sistema
Visão holística está relacionada com entendimento baseado na visão do todo.
Importância das Organizações o Reunir recursos para alcançar metas e resultados desejados o Produzir bens e serviços com eficiência o Facilitar a inovação o Utilizar tecnologia moderna de fabricação e tecnologia baseada no computador o Adaptar-se a um ambiente em transformação e influenciá-lo o Criar valor para proprietários, clientes e funcionários o Acomodar constantes desafios da diversidade, da ética e da motivação e coordenação de