Estruturas organizacionais e tendências administrativas
Neste trabalho, abordaremos dois temas: Estruturas organizacionais e Tendências Administrativas (as novas tendências da administração).
A administração passou por uma verdadeira revolução nos últimos tempos, e nenhuma profissão avançou tanto na Brasil, quanto a de administrador. A gestão profissional será cada vez mais imprescindível para o desenvolvimento e a sobrevivência.
A sociedade se beneficia com esta revolução e os administradores também, pois ao contrário dos anos 80, quando o empresário ganhava seu próprio dinheiro na especulação financeira e não em seu próprio negócio,agora a gestão administrativa é que dá o tom para o sucesso da organização.
A lei, e principalmente a conscientização do direito do consumidor, obrigou as empresas a reverem seu comportamento e suas práticas no relacionamento com o cliente. A ética e responsabilidade social, que são conceitos existentes há muito tempo, estão sendo amplamente valorizados e até um selo nos moldes da ISO 9000 e ISO 1400 já foi desenvolvida para sua medição.
Como uma operação de reinvenção, outra tendência, que chega com grande força é a Reengenharia, que busca excluir todo organismo operacional a antiga empresa na ilusão de "cortar o mal pela raiz", no intuito não de aperfeiçoar algo, mas inovar, e tornar a empresa competitiva e atual.
Outra nova tendência é o benchmarking, uma estratégia aplicada pelas empresas da atualidade, que visa o desenvolvimento de qualidade de serviço das empresas, através de pesquisas no ambiente externo, seus concorrentes, empresa modelo. O maior objetivo é ser melhor através da experiência de outras empresas para atender melhor as expectativas do seu maior foco: o cliente.
Uma estrutura organizacional é o conjunto de meios e recursos através dos quais uma organização se adapta às suas atividades, resolvendo os conflitos que surgem entre a especialização e a coordenação, entre a diferenciação e a integração.
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A estrutura