Estruturas Motivacionais nas organizações
As Estruturas Motivacionais Nas Organizações
Autor: Ana Paula de Fátima Cordeiro aninha_cor@hotmail.com
Resumo: Este artigo propõe-se a discutir sobre o tema da Motivação no Ambiente Organizacional. Abordaremos às questões relacionadas ao comportamento, interesses e necessidades de cada indivíduo, bem como às recompensas e reconhecimentos a eles direcionados, contextos avaliados a fim de gerar bem estar ao colaborador e aumento de produtividade na organização.
Palavras Chave: Motivação; Interesses; Recompensas; Produtividade.
Introdução
A motivação humana tem sido uma das preocupações e desafios da gestão organizacional moderna, vários estudos baseados em diversas teorias vêm tentando explicar o que leva as pessoas a irem à busca de se seus objetivos e realizações.
A partir do momento em que a preocupação com o bem-estar das pessoas ganha espaço nas organizações, é possível conseguir melhores resultados na buscar de um ambiente de trabalho adequado para o desenvolvimento das atividades profissionais.
O que antigamente era apenas um instrumento da área de Recursos Humanos, nos dias atuais faz parte das estratégias das empresas, pois através da motivação somado a outros fatores como capacidades individuais, suportes, treinamentos e experiências pode elevar potencial de cada indivíduo a fim de se tornar um profissional de destaque, contribuindo para a evolução de si mesmo e da organização.
Sendo assim, este artigo pretende dispor de teorias relacionadas às estrutras motivacionais nas organizações, que assim contribuem para o entendimento do tema e demonstrar o grau de importancia para as empresas e para o desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal de seus funcionários e colaboradores, chegando-se a um denominador comum positivo a ambos.
1. Motivação
A palavra motivação provém dos termos latins motus (“movido”) e motio (“movimento”). Para a psicologia e