grupo 14
Química Inorgânica II
Seminário: Grupo 14 da Tabela Periódica.
Fevereiro 2014
Introdução.
O grupo 14 da tabela periódica é composto pelos elementos Carbono, Silício, Germânio, Estanho e Chumbo. Descendo pala tabela periódica dá para verificar que as propriedades mudam se acordo com o aumento do tamanho.
O carbono é um dos mais importantes deste grupo, porque ele apresenta uma propriedade característica de formar compostos orgânicos que são a base para a vida, o carbono além de apresentar a propriedade de ser orgânico, pode ser inorgânico (negro de fumo, coque, grafita, carbonatos, CO2, etc.).
O seguinte mais importante é o silício, já que ele é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, é o componente principal da areia, tem a capacidade de formar compostos orgânicos e inorgânicos.
Os seguintes elementos Germânio, Estanho e Chumbo, são também importantes, ao descer na tabela periódica nesse mesmo grupo, eles variam progressivamente suas propriedades, porque aumenta o tamanho e as camadas de elétrons (possuem orbitais d), o que faz mudar significativamente as propriedades com referencia aos dois primeiros elementos do grupo.
O Germânio é pouco conhecido, mas o Estanho é o Chumbo são muito utilizados como metais.
O trabalho apresenta os pontos de destaque de cada elemento em particular, para entender melhor as diferencias entre eles.
Carbono
O carbono é o 17º elemento mais presente na crosta terrestre.
Foi descoberto na antiguidade, a sua união com outros elementos para formação de compostos e moléculas é chamada de ligação covalente, ou seja, o carbono compartilha seus elétrons com os demais elementos ligando-se tetraédricamente com os quais tem afinidade eletrônica, exceto em algumas ocasiões. Sua presença na natureza ocorre em duas formas alotrópicas: o diamante e a grafite. O diamante é um sólido covalente que apresenta dureza e ponto de ebulição bastante elevado