Grupos 13 e 14
Inorgânica
14/01/2014
Professor: Leonardo Viana
Química Inorgânica
Qim 241
Introdução
Os grupos 13 e 14 são do bloco p e seus membros tem configuração ns2np1 e ns2np2, respectivamente.
Os elementos do grupo 14 apresentam caráter metálico menor que os elementos do grupo 13, devido o caráter metálico dos elementos diminuir da esquerda para a direita, pois é neste sentido que diminui o tamanho dos átomos e aumenta sua energia de ionização.
Os elementos do grupo 13 possuem NOX máximo de +3. Os números de oxidação do Boro e Alumínio são +3 na maioria de seus compostos, porém se a energia necessária para os três elétrons serem perdidos for maior que a energia liberada quando as ligações forem formadas, a tendência é o par eletrônico do subnível ns não participar da formação das ligações (efeito do par inerte), como acontece com o tálio. Ex: Tl2O.
O boro é um ametal e forma sempre ligações covalentes, normalmente são três, utilizando orbitais híbridos sp2, os outros elementos do grupo formam compostos trivalentes, sendo mais metálicos e iônicos que o boro. A fonte principal de boro na natureza é constituída pelos depósitos de bórax, Na2B4O7. 10H2O. A obtenção do elemento puro a partir desse composto é difícil. Um método usado é a conversão do bórax ao óxido B2O3, que é então reduzido com magnésio. Esse processo conduz elemento com baixa pureza, visto que a redução do óxido nunca é completa. A redução do tricloreto de boro com hidrogênio dá um produto de melhor qualidade , porém esse processo é pouco adequado para a produção do elemento em quantidade.
Com exceção do boro, os elementos do grupo 13 não apresentam pontos de fusão excepcionalmente altos; pelo contrário, o gálio se funde a 30 graus Celsius . Devido ao grande intervalo entre seus pontos de fusão e ebulição, o gálio algumas vezes é usado como líquido termométrico.
O alumínio possui altos índices de condutividade elétrica, e não se altera em contato