039342400795
916 palavras
4 páginas
Trabalho de Semiologia e Primeiros SocorrosCurso Técnico de Radiologia
Tema: Abordagem Pré-Hospitalar
Equipe: Marilene Gadelha
Turma: E27-Tarde
*Introdução:
Este tipo de assistência se caracteriza por ser realizado fora do ambiente tradicional da atenção à saúde. Os profissionais se deslocam para o local onde o paciente necessita de cuidados considerados urgentes, isto é, que necessitam de atendimento em um breve período de tempo.
Numa situação de urgência/emergência, a vítima não poderá receber os cuidados adequados se seus problemas não forem corretamente identificados. Portanto, a avaliação do paciente é um procedimento utilizado por socorristas para identificar possíveis lesões (traumas) e doenças (emergências médicas) ou ambas.
*Abordagem pré-hospitalar do acidentado:
O procedimento se inicia com a avaliação da cena. Ao aproximar-se do local onde ocorreu o problema, antes de iniciar o contato direto com o paciente, o socorrista deverá verificar os riscos potenciais existentes, as condições de segurança para si e para os demais envolvidos e prevenir-se escolhendo adequadamente seus equipamentos de proteção individual.
Após dimensionar o problema o socorrista deverá iniciar o gerenciamento dos riscos e o controle da cena. Esta tarefa geralmente inclui medidas de sinalização do local, isolamento da cena, estabilização de veículos, controle de tráfego, desligamento de motores automotivos, desativação de cabos elétricos energizados, remoção de vítimas em situação de risco iminente, entre outros.
A avaliação inicial do paciente é o próximo passo do socorrista após o dimensionamento da cena. Podemos conceituá-la como sendo um processo ordenado para identificar e corrigir, de imediato, os problemas que ameacem a vida em curto prazo.
Durante a avaliação inicial, os problemas que ameaçam a vida, por ordem de importância são:
1. Vias aéreas = Estão abertas/permeáveis? Existe comprometimento da