ESTRUTURAS MOLECULARES
O QUE É? O ácido ascórbico ou vitamina C é uma molécula usada na hidroxilação (base) de várias outras em reações bioquímicas nas células. É encontrada em frutas cítricas e macias e em vegetais de folhas verdes como brócolis, pimentões, couve de bruxelas e batatas doce.
QUAL A SUA ULTILIZAÇÃO? A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante (é capaz de inibir a oxidação de outras moléculas, isto é, capaz de inibir as reações de passagens de elétrons), sendo usado para transformar os radicais livres (elétrons desemparelhados) de oxigênio em formas inertes. É também usados na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios). Tem os seguintes efeitos no organismo em doses moderadas: Favorece a formação dos dentes e ossos; Ajuda a resistir às doenças no coração; Previne gripes, fraqueza muscular e infecções; Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos; A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer. A carência desta vitamina provoca a avitaminose designada por escorbuto.
QUAL A SUA BASE? E AS SUAS LIGAÇOES? A sua base é C6H8O6 (Carbono Z: 6; Hidrogênio Z: 8; Oxigênio Z: 6). A estrutura molecular da vitamina C relembra aquela do monossacarídeo de cinco anéis, a ribose, embora a vitamina C tenha várias características adicionais. Primeiramente, o anel do carbono de cinco elementos não é saturado, significando que os dois grupos hidróxidos (OH) são ligados a átomos de carbono de dupla ligação. Esse não é o caso da estrutura da ribose, na qual cada