Resumo concepções sobre a Saúde e a Doença
Resumo sobre Concepções sobre Saúde e a Doença
Disciplina: Saúde Publica
Técnico de Ensino: Prof. Dr. Paula Nishiyama
Aluna: Amanda Carolina dos Santos
Ra: 90462
Data da Entrega: 11/08/2014
Turma: 02
Maringá- Pr
2014
Resumo sobre Concepções sobre a Saúde e a Doença
Desde os primórdios da humanidade a saúde vem sendo debatida, onde o ser humano busca a cura de doenças ou sintomas quando o corpo não esta em seu estado de equilíbrio. Mesmo que inconscientemente buscavam tratamentos para o mal do corpo, por mais que saúde significasse estar bem naquele determinado momento.
Buscavam compreender o corpo e a mente por meio de Deuses e elementos, décadas depois as doenças começaram a ser relacionas com o ambientes que os cercavam, e tratavam o corpo como um sistema, onde cada área deveria possuir um “especialista”, e descartaram o interlúdio dos Deuses e da “magia”
A medicina grega deu o pontapé inicial para o que viria a ser hoje a busca pela cura de doenças e males do ser humano, onde um sintoma poderia vir de varias doenças diferentes, e começou o estudo prognostico a partir do conhecimento do corpo e sintomas. Mesmo com erros nos métodos de tratamento o inicio para a busca da cura em prol da saúde teve inicio.
No período feudal a Igreja realizava a pratica medica por meio de caridade, mesmo que as doenças fossem sinal de purificação e expiação dos pecados e a cura fosse obtida através de milagres. Esse período foi marcado por varias epidemias como lepra, varíola e peste bubônica entre outras. Por isso começaram a se questionar a causa dessas doenças e concluíram que era uma relação de ambiente e higiene pessoal por causa das cidades e aglomeração de pessoas, que só foi mudado após a implantação do capitalismo.
Só no renascimento houve o retorno da busca do conhecimento do homem e da busca da cura que teve inicio no período grego e foi esquecido