Estruturas de Mercado
Conceitua-se por mercado o local no qual compradores e vendedores procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. As estruturas desse mercado estão condicionadas pelas seguintes variáveis: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto e existência de barreiras para entrada de novas firmas. Essas variáveis determinam a forma ou estrutura do mercado sendo elas: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
Nosso objetivo é abordar as estruturas de mercado, suas principais características, exemplificar como empresas praticam determinada forma de mercado, e apresentar as vantagens e desvantagens das estruturas.
1 O MERCADO
Um mercado é o ponto de encontro entre os produtores e os vendedores, isto é, entre a oferta e demanda de um determinado bem ou serviço. Atualmente o mercado é definido como sendo o ponto de análise que justifica a formação dos preços dos vários produtos ou objeto de troca.
2 ESTRUTURAS DE MERCADO
Em um mercado existem forças que atuam movendo a oferta, a demanda e os preços de um determinado produto, isto acontece porque quanto maior for a concorrência em determinado mercado, mais sensível fica o preço, em relação à mudanças tanto na oferta quanto na demanda. Para entender esse mercado é necessário conhecer suas estruturas que se subdivide em concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) ou oligopólio.
2.1 Concorrência perfeita
É um mercado em que há muitos vendedores e compradores de produtos homogêneos, e que nenhuma empresa e nenhum consumidor podem influenciar no preço de mercado desses produtos. Características: 1 Há muitos vendedores e compradores; 2 Há homogeneidade nos produtos; 3 Há livre entrada e saída de empresas no mercado; 4 Há transparência no mercado.
1 Há muitos vendedores e compradores:
Para haver concorrência perfeita o número de compradores e vendedores deve ser elevado de tal