Estruturas de Mercado
ESTRUTURAS DE MERCADO
As várias estruturas de mercado dependem basicamente de três características:
1. O número de empresas que compõe esse mercado
2. O tipo do produto (idênticos ou diferenciados)
3. A existência - ou não - de barreiras de entrada para novas empresas nesse mercado
Concorrência Pura ou Perfeita
Na estrutura de mercado conhecida como concorrência pura (também chamada de concorrência perfeita ou mercado competitivo) há um grande número de vendedores de forma tal que uma empresa, vista isoladamente, pode ser insignificante, não afetando os níveis de oferta do mercado e o preço de equilíbrio. Todas as empresas nesta estrutura são tomadoras de preços.
Neste tipo de mercado é necessário prevalecer as seguintes condições: mercado atomizado (composto por um número muito grande de empresas), produtos homogêneos (não existe diferenciação entre os produtos das empresas concorrentes), as empresas podem entrar e sair livremente do mercado e a transparência de mercado (as informações sobre lucros, preços e afins são conhecidas por todos os participantes do mercado).
Uma característica desta estrutura de mercado é que a longo prazo não há lucros extraordinários, mas apenas lucros normais. Como na concorrência perfeita o mercado é transparente se existirem lucros extraordinários novas firmas serão atraídas para o mercado e logo os preços tenderão a cair, e consequentemente o lucro extraordinário deixará de existir, voltando a haver apenas os lucros normais e cessando o ingresso de novas firmas. Trigo e leite são exemplos de produtos existentes na concorrência pura.
Monopólio
O monopólio tem a sua estrutura contrária a da concorrência perfeita. Este é o mercado onde apenas uma empresa detém o mercado de um tipo de serviço.
Para que esta estrutura exista é necessário a existência de barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado. Estas barreiras podem advir das seguintes condições:
Monopólio puro