Estruturas de Mercado
CAMILA RODRIGUES
FABRÍCIO COTA
PEDRO GANDINI
ESTRUTURAS DE MERCADO
VIÇOSA – MINAS GERAIS
2014
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivos 3
3. Concorrência Perfeita 3
4. Concorrência Imperfeita 4
4.1. Monopólio 4
4.2. Oligopólio 4
4.3. Concorrência Monopolística 5
5. Estruturas de mercado dos fatores de produção 5
6. Considerações finais 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. Introdução
Um mercado é constituído de compradores e vendedores. A palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo – o mercado brasileiro ou mercado de São Paulo, por exemplo – ou a um produto ou um setor específico qualquer – o mercado de trabalho, o mercado agrícola, o mercado de automóveis, de calçados ou de livros.
Observa-se, de outra parte, que as relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado, do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele atuam e até mesmo do tipo de produto comercializado. Como resultado, a forma como os preços são determinados varia de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar seis estruturas básicas de mercado:
Concorrência perfeita
Monopólio
Oligopólio
Concorrência monopolística
Monopsônio
Oligopsônio
2. Objetivos
O presente trabalho tem como objetivo mostrar as estruturas de mercado existentes e citar empresas de engenharia civil e química, entre outras, com tal estrutura.
3. Concorrência Perfeita
O mercado de concorrência perfeita é onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.
Este é um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afetando o mercado e, consequentemente o preço de equilíbrio.
Algumas características desse modelo são: homogeneidade do