Analise entre a escola e a comunidade
1- Entretanto a exclusão e o indicador da transformação da escola que ultrapassa amplamente os casos agudos da exclusão. O problema da exclusão nos ensina que as relações da escolas e da sociedade se transformaram e que a escola perdeu a “inocência “. Ela própria é o agente de uma exclusão especifica que transforma as experiências dos alunos e abre uma crise de sentido nos estudos, as vezes até de legitimidade da instituição.
2- Dentro das atividades desenvolvidas pela escola internamente ou na relação à comunidade foi promover a conscientização dos valores morais, físicos e sociais na relação dos educandos, valorizar é respeitar o ambiente escolar e todos os membros inseridos nele criando alternativas para participação assídua dos pais no cotidiano escolar despertar o interesse na preservação interação do meio em que vive e adequar os ambiente à faixa etária dos alunos, proporcionando iniciativa culturais incentivando uma boa convivência entre alunos e professores trazendo os pais e comunidades para dentro da escola.
3- Dentro que foi observado pelo projeto político pedagógico, que a escola é constituída pessoas de classe média-baixa e baixa. Familiar é A desagregação grande, muitas crianças e vivem sobre responsabilidades de parentes que nem sempre possuem a guarda legal dos menores o que dificulta a solução de problemas do cotidiano escolar. Os pais de aluno da minha consideração são geralmente operário, pequenos comerciantes, o número de desempregados é grande. A renda familiar em torno de um a cinco salários mínimos, com todos estes problemas que passam a ser mais que social, a escola passa a ter dificuldades por não conseguir trabalhar adequadamente dentro da exclusão social.